História da Logística e sua Progressão no Comércio Eletrônico

Em uma época em que a raça humana anseia por encontrar a fonte de um ovo, é essencial olhar profundamente para os antecedentes da Logística. É uma das indústrias mais importantes, a logística cobre meia dúzia de indústrias que partem do transporte ferroviário, rodoviário, aéreo e marítimo, armazéns e armazenagem. Os especialistas em logística a definiram como um processo econômico que envolve um plano astuto, execução e controle do transporte e armazenamento de mercadorias dos fabricantes até o usuário final.

História da Logística e sua Progressão no Comércio Eletrônico

História da Logística e sua Progressão no Comércio Eletrônico

A logística hoje é um processo complicado e tecnologicamente avançado. Mas suas origens foram muito simples e simples. Vamos explorar a história da logística e seu efeito no comércio mundial a partir do zero:

História da Logística

A palavra de quatro sílabas “Logística” começou a ser usada no século XIX. Esta foi a palavra francesa “Logistique” que ganhou fama no livro “A Arte da Guerra” de Antoine Henri-Jomini e abriu o caminho para que sua versão em inglês se tornasse conhecida nos próximos anos. O significado de “Logistique” no livro de Jomini refere-se ao método de fornecer um teatro de conflitos com tropas e munições. Os franceses empregaram o termo durante toda a duração da Guerra Mundial e mais tarde ele foi renomeado como “Logística Militar”.

Como os muitos especialistas em logística do presente Os oficiais militares do passado eram chamados de “Logistikas”. Eles também eram KRA’s da mesma forma, para assegurar uma gestão sem falhas da cadeia logística, mas permitindo que os soldados avançassem efetivamente e estivessem no comando.

Antes da invenção do termo “logística”, o processo era empregado, que incluía sistemas de abastecimento extensivos, transporte rodoviário, assim como lojas. Este era um sistema que estava em uso antes da modernização, particularmente na Idade Média, sobre o qual aprendemos em sala de aula. No passado, os castelos e fortalezas serviam como armazéns. Navios e automóveis puxados por cavalos eram servidos como meio de transporte.

O conceito de cadeia de abastecimento sempre mudou da idade média para a era digital atual. Foi neste período de transição que a logística surgiu e ganhou seu próprio nome.

Mudança da Logística Militar para a Logística Comercial

Logística foi um termo introduzido oficialmente na Primeira Guerra Mundial (1914-1918) A logística militar foi a primeira coisa a entrar em cena. Os Logistikas eram responsáveis pelo armazenamento e movimentação de recursos antes da Guerra Mundial, mas no pós-guerra, o termo foi adotado quando “oficiais de logística” substituiu “Logistikas”.

O foco principal da logística militar era o transporte de munições de guerra e equipamentos relacionados para onde fossem necessários. Ele tratava de muitos fatores que iam desde a previsão do custo total, até o consumo de materiais, bem como as prováveis necessidades no futuro próximo.

A Logística Comercial, entretanto, surgiu com a crescente complexidade no comércio da cadeia de abastecimento durante os anos 60, e foi seguida por estados que tinham o item apropriado na quantidade certa no momento certo, local, preço certo, na condição certa e, finalmente, para o cliente correto.

Em contraste com a logística militar, que se manteve relativamente estacionária em suas operações, a logística comercial se desenvolveu continuamente desde seu início, o que resultou em uma miríade de dificuldades (operar uma cadeia de abastecimento internacional) e, por sua vez, em crescimento essencial (especialistas em logística da cadeia de abastecimento).

Progressão da logística no comércio eletrônico

Os últimos 50 anos foram uma revolução na logística. Antes do advento da Internet foi introduzida em 1970, várias lojas de varejo foram absorvidas pela entrega direta. As entregas diretas eram definidas como mercadorias que eram entregues diretamente pelos atacadistas ou pelos fornecedores, e não pelos varejistas. Este novo módulo comercial foi um motivo para fazer uma mudança para os varejistas.

Na década seguinte, nos anos 80, os varejistas começaram a centralizar as entregas em suas lojas, estabelecendo centros de distribuição. Isto aumentou a confiabilidade da logística, bem como a administração da cadeia de abastecimento, permitindo que a indústria logística crescesse rapidamente.

Em 1990, o comércio internacional de produtos não-alimentares entrou no mercado, permitindo que os varejistas estabelecessem seus próprios centros de importação para garantir o fácil embarque das mercadorias importadas. Foi complicado o suficiente quando o conceito de comércio eletrônico foi introduzido alguns anos mais tarde.

Após o advento do eCommerce, os varejistas foram forçados a fazer revisões em seus sistemas de distribuição para acompanhar as exigências cada vez maiores dos clientes que agora são os finais.

O conceito de comprar itens on-line e receber as mercadorias entregues diretamente nas residências seduziu os consumidores que eram os usuários finais. Foi devido a sua exuberante demanda e excelentes serviços logísticos que o eCommerce está atualmente em seu auge.

O setor viu o crescimento das vendas a cada ano. A economia atingiu um estágio onde o modelo de comércio eletrônico que está em uso parece impossível sem serviços logísticos confiáveis.

Conclusão

O setor de comércio eletrônico está dominando o mercado e está experimentando um rápido crescimento em quase todos os aspectos de sua vasta gama de produtos de consumo, incluindo artigos de moda, produtos elétricos a produtos consumíveis. As empresas de serviços logísticos, tanto em expansão quanto em preparação, estão na vanguarda deste setor, funcionando como o núcleo da indústria de eCommerce, impulsionando a cadeia de fornecimento sem esforço como deveria. semelhante ao tempo do início de seu desenvolvimento.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima